Floresta, carnaval e futebol....

Ainda encontrando textos meus perdidos no ciberespaço. Dessa vez a pérola veio de um blog que esqueci que tinha, e que também não foi muito a frente, tinha só uns 5 textos.

O texto, de 2007, fala da abertura dos jogos PAN-Americanos do Rio. Logo, nada mais coerente que republica-lo agora, as vésperas da abertura dos jogos olimpicos de Pequim.
Quem sabe amanha não publico um texto sobre a festa dos chineses....

Floresta, carnaval e futebol....

Depois de assistir a abertura nos jogos PAN-Americanos no Rio, ultima sexta uma coisa me veio a cabeça.Um episódio do desenho Os Simpsons.
A primeira vista parece não haver ligação entre uma coisa e outra (e provavelmente não há mesmo). Mas é impressionante a capacidade de conexões que o cérebro criado na frente da TV é capaz de fazer.

No episódio que gerou essa estranha conexão, a familia amarela mais conhecida dos desenhos sai de férias, seu destino? Brasil. Na verdade nunca assisti tal
episódio (depois de escrever esse texto, assisti o epsódio no youtube) mas a discussão tomou conta dos sites de noticias e programas de TV na época. O episódio intitulado "Feitiço de Lisa" (Blame it on Lisa, nº 15 da 13ª temporada), mostrava o Rio como uma selva, com macacos soltos nas ruas, nele Hommer é sequestrado e Lisa assaltada. A polêmica sobre como o mundo nos via, e retratava, durou semanas.

Os brasileiros reclamam que as estrangeiros vem as terras tupinquins como um selva. O que é verdade, já perdi as contas de entevistas que vi nas quais quando perguntados sobre como imaginavam os o Brasil, os gringos respondiam: muitas árvores, praias bonitas e muita festa...

Agora no PAN do Rio temos a oportunidade de mostar que nosso pais tem muito mais coisas além de
floresta, carnaval e futebol. Mas logo na abertura, evento com cobertura mundial e provavelmete a maior audiencia dos jogos dentro e fora do país o que tivemos?

Jacarés e cobras gigantes, centenas de ritmistas de escolas de samba, e a cena de vida boa na praia de copacabana. Tudo espetarcularmente apresentado, não ha como negar, a festa foi linda! Mas novamente mostramos as mesmas coisas ao mundo.

Não podemos reclamar o mundo só nos conheça como floresta, carnaval e futebol, pois parece que é só isso que mostramos...

Ao menos a trilha sonora salvou a festa. Apesar de começar com a "batucada" de sempre, e da musica tema do PAN, que por mais que se tente nunca vai ser um hit, na segunda parte da festa a musica muda, criando um equlibrio entre delicadeza da mpb e ritmos brasucas mais quentes. Agora só
falta descobrirmos outros compositores nacionais, para não abusarmos tanto de Tom Jobim, nada contra o mestre, mas o excesso dele fez algumas passagens parecerem novela de Manuel Carlos!

Os Simpsons é exibido no Brasil, pela Fox e pela Globo, e pode ser uma ótima alternativa para quem prefere vida sedentária à energia dos esportes.

Até a próxima e .... viva essa energia!!!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem