Inimigos Públicos

Atmosfera romântica dos gângsters românticos, estilo chapéu e sobretudo soa um tanto quanto antiquada para você? Então vá assistir Inimigos Públicos. O filme de Michael Mann, mostra que o antigo visual, e uma narrativa moderna pode sim andar muito bem juntos.

São os anos 30 nos EUA, época da grande depressão e dos gângstes rômanticos como Al Capone, Bonie e Clyde, que muito inspiraram, e foram inspirados, pelo cinema. Época também da criação o FBI, o Bureau de Investigação Federal, formado com a intenção de unificar as operações em todo país e facilitar a captura do bandidos.

De um lado o agente Melvin Purvis (Christian Bale) convidado por J. Edgar Hoover para ajudar a formar o FBI. Do outro John Dillinger (Johnny Depp) famoso, e carismático (era admirado pela população) ladrão de bancos, aficcionado por cinema. Entre os dois, perseguições de belos carros antigos, dezenas de tiroteios, e o estilo de vida ao mesmo tempo intrigante e fascinante de um dos mais populares inimigos públicos estadunidenses, tudo isso apresentado sobre um fotografia moderna (o filme foi copletamente rodado com câmeras digitais) que ainda assim que te leva direto aos anos de 1930.

E por falar em estilo de vida, a falta de um espaço maior para assistirmos a boa vida de um gângster, talvez seja o único defeito de Inimigos. Ele era apaixonado pela vida, e mesmo entre fugas e assaltos arranjava tempo para sua mulher Billie Frechette (Marion Cotillard), e para ir ao cinema. É como se soubesse que não viveria muito, morreu ao 31 anos, quando saía de uma sessão de cinema, o filme: Vencido pela Lei. Ah! vida real e suas ironias.

Christian Bale e Johnny Depp criam um combate digno de serem considerados dois dos melhores atores da atualidade. Você ainda torce para o bandido, mas não fica decepcionado quando este é derrotado por Bale. Billie personagem de Cotillard está um pouco apagada durante boa parte do longa, mas consegue crescer em sua sequência mais importante.

O exesso de pequenos personagens, que entram e saem da trama, pode ser um pouco confusa para quem não está familiarizardo com os vários nomes conhecidos da época. O que não chega a atrapalhar o entendimento da trama principal, mas faz expectador ficar com vontade de pesquisar um pouco mais história daquele período.

Perdido entre robôs gigantes, magia, 3D e toneladas de efeitos especiais, Inimigos Públicos, parece perdido na concorrida temporada de verão estadunidense, recheada de arrasa-quarteirões. Contudo a o longa deve agradar, se não pela história de Dillinger e a narrativa, pelos inúmeros tiroteios e o elenco estelar.

Ah! Já ia esquecendo.Ganha um doce quem encontrar um passageiro do vôo 815, da Oceanic Airlines, perdido entre tiroteios de 1930 (não vale recorrer ao St. Google, hein!). Então é aí que ele(a) foi parar. São bons mesmo com esse negócio de viagem no tempo!

Inimigos Públicos (Public Enemies)
EUA - 2009 - 140 min
Policial

2 Comentários

  1. Gostei do seu Blog.

    Abraços
    www.anetux.com.br

    ResponderExcluir
  2. Também gostei muito de seu blog. Conteúdo bastante variado, parabéns!
    Visitem!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem