O Curioso Caso de Benjamin Button

Viver a vida ao contrário! Essa é a curiosa, e brilhante, premissa de O Curioso Caso de Benjamin Button. Inspirado pelo conto escrito em 1922 por F. Scott Fitzgerald, sobre um sujeito "nascido em circunstancias incomuns", o longa conta a história de Benjamin (Brad Pitt), um menino que nasce velho. O bebê enrugado tem todas as patologias de um idoso a beira da morte, mas seu relógio biológico inexplicavelmente invertido faz com que ele rejuvenesça a cada dia.

Com ares de uma fotografia antiga, a narrativa suave, mas não lenta, acompanha a vida singular de Benjamin, desde seu nascimento e posterior abandono em um asilo e durante sua jornada de descoberta enquanto amadurece e fica mais jovem.

Aposto que já ouviu alguém dizer - Ah! Se eu soubesse o que sei agora quando era jovem... - Idéia de somar o experiência que vem com os anos e a vitalidade da juventude, pode ser fascinante, mas não deixa de ter seus problemas. Essa discussão toma conta da narrativa, e torna fascinante. Levando o expectador a refletir, quase sem perceber, sobre a vida, suas experiências, quando cada coisa deve acontecer, o amor e a morte.

O filme mostra a importância do próximo, seja pela troca de experiências e descobertas da amizade. Seja no amor impossível por Dayse (Cate Balchet), a quem conhece desde a infância e cuja relação é atrapalhada pela aparente diferença de idade. Seja no amor incondicional de sua mãe adotiva, começa a ama-lo no instante que o encontra, independente de sua aparência.

Falando em aparência, aqui ela é um caso a parte. Pode ser espantoso para alguns reconhecer Brad Pitt em um bebê velho. As mudanças de idade conseguidas através de efeitos de maquiagem e computação gráfica, foram o grande chamariz do filme. Felizmente essas esses efeitos foram usados na dose e ritmos certos, tornando a história ainda mais fascinante, e impossível de ser contada com tamanho brilhantismo a alguns anos.

O elenco de apoio, é equilibrado e fornece a base que Pitt e Blanchet precisam para contar a história de Bejanmin de Daysie, e conta com Tilda Swinton, Júlia Ormand Taraji P. Henson, Jason Flemyng e Jared Harris.

O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case of Benjamin Button) 
EUA - 2008 - 166 min
Drama

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem