Quem Quer Ser Um Milionário?

- O que um favelado é pode de saber?
- As respostas!

É o conhecimento de respostas suficientes para chegar a final do jogo Quem quer ser um milionário?, e concorrer a 20 mil rupias, que movimenta a trama. Como um rapaz das favelas conseguiu chegar onde doutores e advogados nunca chegaram? Trapaceando?

A suspeita leva a polícia a prender interrogar, e até torturar, o concorrente Jamal Malik (Dev Patel), no auge do jogo, quando falta apenas uma pergunta para ganhar o grande prêmio. Para provar que não trapaceou no jogo, o jovem de 18 anos conta sua história. Desde a infância em uma favela em Mumbai (Índia), suas aventuras com o irmão Salin (Madhur Mittal) e a amiga/amor de infância Latika(Freida Pinto), e como chegou a participar do programa, uma versão indiana do Show do Milhão.

Permeado pelas perguntas do programa (Jamal explica como sabia cada uma das respostas), o longa tem uma narrativa frenética, que intercala cenas do interrogatório, do programa de da vida de jamal com bastante equilíbrio.

Enquanto acompanhamos as perguntas vemos Jamal, Salim e Latika crescerem, lidarem com a violência, os perigos e as reviravoltas da vida real. Eles aprendem com as experiências e mostram para nós a importância dessas situações, sejam elas agradáveis ou não. E também o que fica conosco sejam grandes lições ou simples detalhes geralmente insignificantes, mas que podem te dar 20 mil Rúpias.

Cada um dos personagens tem três interpretes durante o longa. Os pequenos (Ayush Mahess Khedekar, Azharuddin Mohammed Ismail, Rubiana Ali, respectivamente Jamal, Salim e Latika) são cativantes, é culpa deles torcermos por eles desde o início.

Tanay Chheda, Ashutosh Lobo Gajiwala, Tanvi Ganesh Lonkar (versão jovem de Jamal, Salim e Latika) tem a responsabilidade de dar um tom mais austero a trama. Entregando com competência os dilemas criados na infância para os interpretes adultos. O destaque é de Dev Patel, que ao mesmo tempo faz o tipo concorrente despreparado, e enfrenta grandes empasses especialmente ao lado de seu irmão, que tem interpretação acertada por Madhur Mittal. Enquanto, Freida Pinto, cumpre sua função de "prêmio a ser conquistado" sem causar irritação no público.

Mas não é só de realidade nua e crua, que vive Quem Quer Ser um Milionário?. Também podemos acompanhar as peripécias infantis de seus protagonistas, e a vibrante torcida indiana pela vitória de Jamal. Afinal quem não se encanta por um jovem se recursos que com determinação pode vencer na vida.

Referência ou não, as cenas na gigantesca favela em Mumbai, logo no inicio do filme, lembram bastante Cidade de Deus, (tem até uma galinha!). Aos poucos a história vai tomando suas próprias cores, mostrando uma índia bastante diferente da versão que acompanhamos atualmente no horário nobre global.

E para completar. Nada como uma animada dancinha indiana no final (te cuida Anusha!), ao som da oscarizada Jay Ho. Além de melhor canção original, o filme ainda abocanhou outros 7 Oscar, 11 BAFTA e 4 Globos de Ouro.

Quem Quer Ser Um Milionário? (Slumdog Millionaire )
Reino Unido / EUA - 2008 - 120min
Drama

Slumdog - Segundo o diretor britanico Danny Boyle, em entrevista a revista Newsweek, na edição publicada em 9 de janeiro, slumdog do título é a junção das palavras slum (favela) com underdog (que pode ser traduzido para o português como azarão, aquele que não é favorito para ganhar algo). O termo foi cunhado para identificar o personagem principal do filme, o órfão Jamal K. Malik, interpretado por Dev Patel. Fonte: Oragoo

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem