Os Vingadores - The Avengers

Admito que tenho certo receio sempre que um filme que gera muita expectativa está por estrear. E como houve expectativa para a união dos maiores heróis da Terra nas telonas. Criando seu universo no cinema com filmes solo dos heróis, a Marvel deixou na expectativa em leitores e leigos, nerds ou não. Difícil mesmo é atender a essa demanda.

Quando Loki (Tom Hiddleston), irmão de Thor decide tomar a Terra para si, a S.H.I.E.L.D. decide que é hora de reunir seus "prodígios" para salvar o planeta, a tarefa é claro fica a cargo de Nick Fury (Samuel L. Jackson). O único problema é que equipes não são formadas por convocação, especialmente com personalidades tão diferentes. Logo, Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Hulk (Mark Ruffalo), Viúva Negra (Scarlett Johansson) e Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) gastam mais da metade do filme acertando os ponteiros.

Assim temos grandes embates entre grande poderes intercalados por boas discussões e seguidos por um grande clímax. Tudo bem executado, com espaço razoável de tela para cada um de seus protagonistas e fidelidade aos quadrinhos. Se isso já é parte do que os fãs desejam, o enredo ser coerente completa o pacote. A trama equilibra a tecnologia de Homem de Ferro, o realismo (nível herói, claro) de Capitão América e as várias dimensões de Thor de forma crível.

Downey Jr, cada vez mais confortável como Tony Stark ganha as melhores piadas, mas não "rouba" o filme como muitos imaginaram. Mesmo, os agentes Coulson (Clark Gregg) e Maria Hill (Cobie Smulders)tem sua função. A surpresa ficou a cargo do Hulk, criado através da técnica de captura de movimento, ganha seu terceiro intérprete nos cinemas, Mark Ruffallo, e com ele muito mais carisma. Tanto os diálogos entre o cientista e Stark, quanto as sequencias de luta do monstro verde são impagáveis.

O único grande problema é a necessidade de conhecer os outros filmes da franquia. Não é imprescindível, mas conhecer as histórias separadas facilita bastante na hora do quem-é-quem e seus respectivos motivos e atitudes.

Eficiente, divertida e bem sucedida, a iniciativa inédita e ousada da Márvel em criar franquias que se comunicam. Até o 3D funciona bem. Não vai mudar vidas, mas certamente atende, para alguns até supera, às expectativas. E o que mais poderíamos pedir?


Os Vingadores - The Avengers (The Avengers)
EUA - 2012 - 142 min.
Ação

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem