Vizinhos

Mac (Seth Rogen) e Kelly Radner (Rose Byrne) encontraram a casa perfeita em uma vizinhança tranquila para criar sua bebê Stella. Mas, como felicidade de classe média dura pouco, logo eles são surpreendidos pelos novos viznhos, os irmãos da fraternidade "Delta Psi Beta". O casal, outrora baladeiro, até tenta bancar o descolado e fazer amizade com os jovens, mas não demora muito para surgir os conflitos com os jovens comandados por Tedd (Zac Efron) e Pete (Dave Franco).

Uma típica comédia de guerra entre vizinhos, com estilo "bobeira pura + referência pop" já característico da geração de comediantes da qual Rogen faz parte. Subvertendo os estereótipos, assim como no recente É o Fim, o conflito aqui nem é tanto de gerações (afinal os pais recém casados, ainda se acham jovens e descolados), mas de estilos de vida, ambos ideais estereotipados do "american way of life".

De um lado a tradicional vida de casal dos sonhos, com belos filhos, vida sexual ativa, e a casinha de cerca branca. Do outro a liberdade da faculdade, da vida de solteiro "pegador" e "baladeiro". Tudo regado com uma liberdade criativa que é ao mesmo tempo o ponto forte e fraco do filme. Ao mesmo tempo que subverte os estereótipos desse tipo de comédia, não consegue evitar as piadas mais grotescas e escatológicas.

Assim nos surpreendemos com a esposa, geralmente deixada de lado nesse tipo de "filme de batalha", como mentora de parte dos planos, e com as piadas sobre bormance exagerado das fraternidade. Também não ficamos livres das piadas com pelos pubianos e pênis de borracha, embora estes apareçam também em situações nada eróticas subvertendo também comédias adolescentes que tem a "pegação como foco".

Há ainda espaço para divertidas referências a cultura pop, celebridades e cinefilia em geral. E até para o próprio elenco subverter sua  própria imagem. O resultado é Rose Byrne (em X-Men, uma elegante agente da CIA), como uma mãe desbocada. E Zac Efron abandonando os dias de bom moço no High School, para assumir seu papel de bofe sarado e imbecil.
"You talkin' to me?" - De Niros em profusão
A exceção fica por conta de Rogen, que repete o papel usual nerd que se recusa a crescer, que faz muito bem. O elenco traz ainda Dave Franco, Christopher Mintz-Plasse e Lisa Kudrow.

É claro, piadas batidas, soluções às pressas e piadas mal aproveitadas também tem seu lugar. Assim como algumas motivações de personagens duvidosas. Entretanto se o expectador não tiver completa fobia a situações grotescas, com certeza vai encontrar boas piadas e até uma ou outra crítica bem elaborada à sociedade.

Vizinhos (Neighbors)
EUA - 2014 - 97 minutos
Comédia

P.S.: Como sempre, o bebê (na verdade gêmeas dividindo o papel) é o melhor do elenco. Veja a pequena em sua paródia de Breaking Bad.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem