Como assistir à filmes de terror

É mês de Halloween, época perfeita para assistir filmes de terror. Simultaneamente minha recente experiência em uma sessão de Annabelle, apontou um problema grave em relação à este gênero em particular: As pessoas não sabem assistir à filmes de terror!

Incomodada com a situação, ainda no ônibus na saída da sessão, saquei meu sempre presente bloquinho e comecei a apontar os problemas da sessão, e entender as melhores formas de se assistir um filme assustador. O resultado?

O Manual para Assistir Filmes de Terror*

*Vale lembrar, o objetivo é ficar com medo. Se quer um manual para "sobreviver" à um filme de terror, sem mini-ataques cardíacos, procure outro guia. Ou espere um pouco, quem sabe não escrevo um.

1 - Evite multidões:
O melhor é assistir em casa. Mas, se sua TV é fraquinha, ou você não gosta de esperar, dá sim para arriscar uma sessão no cinema. Vá no meio de semana, nas sessões mais cedo, sempre mais vazias. Se vir adolescentes na fila, desista!

O motivo? Sessões lotadas estão cheias pessoas que não sabem assistir filmes de terror. Aliais, filmes em geral, falam alto, mastigam de forma barulhenta, entram e saem. E o mais absurdo de tudo gritam, especialmente adolescentes.

A geração "aborrescente" atual parece ser condicionada pelo gênero oficial do filme. Logo se sentem na obrigação de se mostrar apavorados, a cada segundo, mesmo que o que esteja na tela seja apenas o nome da boneca do mal. E como demonstram isso? Gritando. Muito! Como se estivessem em uma montanha russa. Essas reações exageradas, vão te fazer rir!

2 - Evite namorados e conjunges:
Eu sei, é romântico. Na época dos nossos avós provavelmente a única oportunidade de segurar a mão da namoradinha. Mas os tempos são outros, o escurinho do cinema não é mais a salvação dos pombinhos. Logo, manter sua namorada confortável, ou fingir que está apavorada para fazer seu namorado bancar o protetor, só vão tirar o clima do filme. 

3 - Aposte na solidão:
Sim o melhor é estar sozinho, não apenas na sala, na casa inteira. Se à certa altura você começar a ter a sensação de que "não está mais sozinho", é porque você está fazendo isso direito.

4 - Crie o ambiente correto, controle-o. 
  • Não permita que nada interrompa sua sessão;
  • Desligue o telefone;
  • Tranque a porta;
  • Feche as cortinas;
  • Finja que não está em casa;

5 - Não assista durante o dia:
Preciso explicar que o escuro é mais assustador? Só tem tempo livre de dia? Sem problemas, você já fechou as cortinas, termine de escurecer o ambiente. Se tiver um bom fone de ouvido, use-o. Assim o barulho das pessoas vivendo lá fora não vai te distrair, e você terá construído sua mini noite.

6 - Saiba o que realmente te assusta:
Tem gente que se apavora com imagens grotescas, outros entram em pânico com sustos repentinos. E tem gente que sucumbe a pressão do suspense ininterrupto. Procure os subgêneros apropriados para você.
Ter essa galera como companheiros de sessão, isso me assustaria!

7 - Escolha bons filmes:
Nem toda a preparação do mundo vai adiantar, se você pegar um filme ruim ou mesmo um "terrir" como O Filho de Chucky
____
Isso mesmo, você entendeu. O segredo para assistir apropriadamente um filme de terror basicamente é a sensação de isolamento. Estar sozinho é estar vulnerável, o que consequentemente aprimora a sensação de medo.

De bônus, se estiver sozinho, ninguém vai saber se você ficar apavorado feito uma garotinha, e usar sua reação exagerada contra você mais tarde!

31 de Outubro está aí, se prepare, e boa sessão!!!

2 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem