Informações úteis para sua maratona de Sense8

Talvez eu seja a única que ache complicado resenhar as séries do Netflix. Não pela resenha em si, mas pelo fato de que cada um assiste em seu ritmo e nunca se sabe o quanto de spoilers você pode estar despejando em várias pessoas. Dito isso, também afirmo: Sense8 precisa de defesa!


A série do serviço de streaming é dirigida, escrita e produzida por Lily e Lana Wachowski e por J. Michael Straczynski. E tem um início confuso, ouso dizer que o primeiro episódio aposta e muito na curiosidade do expectador. A trama  tem oito protagonistas que após um evento trágico descobrem uma estranha conexão entre eles.

Will (Brian J. Smith ) um policial de Chicago, Riley (Tuppence Middleton) uma DJ de Londres, Capheus (Aml Ameen/Toby Onwemere) motorista de van em Nairobi, Sun (Doona Bae) uma empresária de Seul e mestre em kickboxing, Lito (Miguel Ángel Silvestre) um ator da Cidade do México, Kala (Tina Desai) uma farmaceutica de Mumbai, Wolfgang (Max Riemelt) um arrombador de cofres de Berlin e Nomi (Jamie Clayton) uma "hackivista" (hacker+ativista) de São Francisco.

Pessoas completamente diferentes, vivendo em continentes diferentes, com seus dilemas particulares que por um algum motivo começam a partilhar, pensamentos, sentimentos, habilidades. Tudo isso, sem ponte aérea! São sete tramas, contando uma única história  ao redor do mundo. Logo, seguem...

... Informações úteis para sua maratona de Sense8


1 - Você não vai entender nada no primeiro episódio;

2 - Também é provável que não entenda muita coisa no segundo. Mas, por motivos misteriosos não vai parar de assistir;

3 - Este manual não vai te explicar o que está acontecendo na série. Pois é aí que está parte da diversão;

4 - Calma, lá pelo terceiro episódio as coisas vão começar a fazer sentido;


5 - Também é nesse período que você vai ficar obcecado por locais, nomes e fusos horários.

6 - É bom prestar atenção nisso mesmo, pois os Wachowski e Straczynski, hora vão anunciar abertamente que a história mudou de lugar, hora vai fazê-lo de forma sutil, e também vai manter vários lugares em cena ao mesmo tempo;

7 - Essa composição entre os mundos dos protagonistas, muito bem feita, e impressiona como funciona tão bem em sua função de passar ao expectador a conexão entre os protagonistas, sem tornar tudo confuso, mesmo quando em oito locações distintas;

8 - Por mais que você tente, você não vai conseguir deixar de chamar o Naveen Andrews de "Said de Lost", ou a Freema Agyeman de "Marta do Doctor Who". Assim como não vai lembrar o nome da personagem de Daryl Hannah*, é Angélica.

9 - Todos os títulos dos episódios são falas de algum dos personagens.

10 - Existem vários grupos de sensates, eles são chamados de Cluster.

11 - A partir da segunda temporada o persoagem Capheus é vivido por Toby Onwemere. Aml Ameen, seu intérprete original abandonou a série após divergências criativas e ideológicas com a equipe.

Agora informações úteis que podem ser consideradas SPOILER 


(continue por sua conta e risco, ou pule para o trecho "fim dos spoilers")

12 - As gravações e a história acontecem em nove cidades localizadas em oito países diferentes Chicago, San Francisco, Londres, Berlim, Seul, Reykjavík, Cidade do México. Isso apenas na primeira temporada, a produção continua expandindo os horizontes. No segundo ano a equipe veio ao Brasil gravar sequencias na parada LGBT em São Paulo. 

13 - Sensate, é o nome dado para indivíduos com a habilidade dos protagonistas. E como toda boa minoria da ficção eles são perseguidos, antes mesmo de saberem de sua condição;

14 - Jamie Clayton que interpreta a "Hackivista" Nomi é uma transexual na vida real, assim como sua personagem. A personagem é a primeira transgênera escrita por Lana Wachowski, que era Larry na época que fez Matrix, e traz muitas das experiências da própria criadora.

FIM DOS SPOILERS

Sense8 é uma série de ficção dramática, com conceitos originais e bem desenvolvidos. Além de ser superintendente sensível considerando que nasceu da ideia de como a tecnologia ao mesmo tempo nos une e nos separa.

Segundo os criadores, havia história para mais cinco anos, mas os altos custos da produção que grava em diversas cidades do mundo fez com que a série fosse cancelada após a segunda temporada. A mobilização dos fãs, grande parte deles brasileiros, convenceu a Netflix à produzir um filme para encerrar a história dos Sense 8.

A primeira temporada conta com 12 episódios, o segundo ano tem 11, mas o episódio de estreia tem duas horas de duração. O filme que encerra a trama também tem duas horas e chega à rede de streaming em 8 de junho de 2018.

*Daryl Hannah, Naveen Andrews, Freema Agyeman, Terrence Mann e Alfonso Herrera completam o elenco regular.


Leia mais sobre séries, ou confira mais textos sobre Sense 8

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem