Rei Arthur: A Lenda da Espada

Quase todo mundo acredita que conhece bem o Rei Arthur e suas lendas. Mas historiadores afirmam que há muito mais dúvidas que certezas sobre os detalhes em torno do mito britânico. Aparentemente é nessas incertezas que Guy Ritchie aposta para criar sua releitura da história do rapaz que tirou a espada da pedra.

Após uma longa guerra contra feiticeiros, seguido de um golpe que tirou seu direito ao trono Arthur (Charlie Hunnam) cresceu em um bordel sem saber de sua origem nobre. E, apesar das circunstâncias cresceu muito bem no ambiente em que se encontrava, lidando como ninguém com o dia-a-dia e as intrigas das ruas de Londonium. A reaparição repentina da espada do antigo rei, a Escalibur é claro, muda as circunstâncias. Uma vez, todos os homens são testados pelo usurpador Vortigern (Jude Law), que teme perder seu trono. Adivinhou que à certa altura o relutante Arthur terá de assumir seu lugar como lider para livrar o povo da tirania do atual rei.

Fugindo das lendas mais tradicionais, este Rei Arthur tem sua ascensão ao trono focada na ação. Assumidamente exagerado e mundano - se comparado ao mito dos cavaleiros nobres. Arthur não apenas tem que lutar contra o rei, mas dominar a espada que o desafia a enfrentar seus medos. Tudo isso, é claro, às escondidas. Correndo, clandestinamente entre becos, se aliando à renegados e membros da parte "menos nobre" da sociedade da época.

E aí o longa oscila entre sequencias de ação empolgantes - mesmo que estasnem sempre façam sentido se você parar para pensar -  e monstros de CGI pouco críveis. Entre as soluções assumidamente "moderninas" encontradas pelos personagens e textos piegas proferidos com pompa pelos mesmos. Entre fugir das lendas tradicionais, mas entregar aquele final que você já conhece, afinal o nome do filme é Rei Arthur!

Apesar de se assumir mero entretenimento, e não se levar a sério em muitos momentos. Esta oscilação entre ser divertido e ser um grande épico de ação, enfraquece a trama que já não é das mais surpreendentes e tem muitos buracos. Quem procura por algo mais que cenas de ação, eventualmente vai se pegar pensando coisa do tipo: se esse personagem tinha esse poder aí, porque não usou antes? Porque fulano se desfez de uma peça de roupa apenas, para pegar outra parecida na sequencia seguinte? Aliás essa personagem não tem nome mesmo?  - entre outros furos que saltam aos olhos.


Já os fãs do mito de Arthur podem não gostar muito das adaptações e mudanças tanto na história, quanto nos personagens. Tornando impossível apreciar os bons momentos do filme. Aqueles em que a produção não se leva muito à sério e tenta apenas divertir você.

E por falar em diversão, o elenco embora sub-aproveitado está aparentemente se divertindo com a produção. Conta pontos, mas não é suficiente para criar empatia por todos. Além de Law e Hunnam, Djimon Hounsou, Eric Bana, Aidan Gillen, Tom Wu, Craig McGinlay Astrid Bergès-Frisbey e Annabelle Wallis completam o elenco principal.

Talvez a trama de Rei Arthur: A Lenda da Espada funcionasse se se tratasse de um outro rei qualquer, inspirado pelas lendas de Arthur, como tantos que existem. Mas ao atrelar seu nome à lenda, a produção se confere uma responsabilidade que não está pronta para cumprir. Apesar de ter um elenco empolgado, verba para fazer um grande filme e bom humor para fazer uma versão moderna e desprendida do personagem. Faltou mesmo decidir que história contar, e de que formar para torna-la grande e eficiente.
Take batido e piegas? Temos sim!
Quem sabe com um pouco mais de equilíbrio e esforço sobre o roteiro este novo rei não conseguiria chegar perto de fazer jus ao mito que ajudou a criar a identidade britânica, encanta gerações e continua influenciando novas histórias até os dias de hoje. Por hora, é apenas mais uma aventura qualquer sobre um cara que foi capaz de tirar uma espada da pedra.

Rei Arthur: A Lenda da Espada (King Arthur: Legend of the Sword)
2017 - EUA, Austrália, Reino Unido - 126min
Ação, Aventura, Fantasia

P.S.: Sim, aquele é o David Beckham, em uma participação especial!

1 Comentários

  1. É um ótimo filme de ação. O filme superou as minhas expectativas, o ritmo da historia nos captura a todo o momento. Sinto que história é boa, mas o que realmente faz a diferença é a participação de Jude Law filmes, já que pela grande experiência que eles têm no meio da atuação fazem com que os seus trabalhos sejam impecáveis e sempre conseguem transmitir todas as suas emoções.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem