Turma da Mônica - Lições

A turminha está um pouco mais velha nesta nova aventura criada pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi. E como em todo processo de crescimento, cometem erros, lidam com suas consequências e aprendem ao longo do processo.

Depois de "fugir de casa" para encontrar Floquinho em Laços. Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali se metem em encrenca na escola. Além do castigo, grandes mudanças vem como consequência deste erro. Os quatro terão que lidar com essas "novidades" sozinhos, cada um com desafios diferentes.

É quando a molecada tem que enfrentar o novo que os Cafaggi, tem a oportunidade de abordar de forma sutil, porém contundentes, temas como, bullying, conflitos de gerações, medos, e claro, a solidão. Sair da segurança de seu grupo de amigos e conhecer pessoas novas pode ser assustador em qualquer idade.  Se na primeira aventura, o quarteto reforçou os Laços, que sustentam sua amizade. Em Lições eles vão descobrir se podem mantê-los apesar das circunstâncias.

Cada desafio imposto a cada um dos personagens, no entanto apenas reforçam a essência e personalidade que crescemos adorando, a gulodice da Magali, os problemas de fala de Cebolinha, a fobia de água do Cascão e a força da Mônica.

E assim que saem pelo mundo, a turminha o descobre maior, e com isso novos personagens do universo mauriciano tem a chance de aparecer. Dudu, Quizinho, Xaveco, Tonhão e até as meninas do bairro das Pintagueiras. Outras referências dentro do próprio universo ficam por conta do Bilu, Capitão Pitoco e de Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta. Esta última aventura, que já foi peça, quadrinho e animação ganha uma fofa homenagem. Seguindo a tendencia da obra anterior as alusões não ficam restrita às criações do MSP, trazendo elementos da cultura pop para as páginas. Estas, vou deixar por sua conta descobrir.

Assim como os personagens, o trabalho de Vitor e Lu Cafaggi também está evoluindo e amadurecendo. A dupla conseguiu aprimorar o traço e inserir mais detalhes, nem descaracterizar o belo visual criado anteriormente. O sentimento não é apenas de continuidade, mas de evolução da arte e da narrativa. 

Passado majoritariamente de dia, Lições é mais colorido que o noturno Laços, mas não chega a trazer grandes contrastes ou cores vibrantes. Os tons médios e a escolha de cores acompanham o tom melancólico da narrativa completando a unicidade da obra. Nacolorização, os irmãos trabalharam com Paula Markiewicz.

Assim como no volume anterior, a grafic novel termina com um espaço dedicado à criação. Revelando de forma rápida como a Grafic Novel foi criada, desde a escolha dos novos persoangens, até as referências. A novidade aqui, são ilustrações que continuam a história "depois que ela acaba".

Lições é como a turma que ocupa suas páginas, cheio de personalidade e corajoso para enfrentar novos caminhos. Ambos estão amadurecendo, sem perder sua essência e ternura.

Turma da Mônica - Laços
Vitor Cafaggi, Lu Cafaggi
Panini Comics

Parte do projeto Graphic MSP Lições é o segundo volume de uma trilogia que os irmãos Vitor e Lu Cafaggi iniciaram em Laços e terminaram em Lembranças lançada durante a CCXP 2017.

Leia as cíticas de Turma da Mônica - Laços e Bidu: Caminhos, outra HQ do projeto.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem