Seja educado, cinema é lugar sagrado!

Seja educado, cinema é lugar sagrado
Em 2009 o Cine Pipoca Cult lançou a campanha "Seja educado, cinema é lugar sagrado!", em prol do ensino de bons modos para os frequentadores de multiplexes pelo mundo a fora. Sei que estou 2 anos atrasada, mas como nunca é tarde para fazer nossa parte...

E por falar nisso aproveito para publicar aqui um texto publicado no antigo Pub&Comunic (a versão 2.0 já está no ar há alguns meses) sobre o tema. Aproveite para descobrir se você sabe ser educado no cinema e, caso não seja, pegar algumas.

Normas de conduta no cinema 

Desde seu inicio a “cara” dos cinemas mudou. Saíram das ruas para os shoppings, de salas únicas para multiplexes. As poltronas ficaram mais confortáveis, o som e a imagem com qualidade incrível. E a função de lanterninha desapareceu. Para os mais jovens, o lanterninha era o funcionário encarregado de, com o auxílio de uma lanterna, levar os atrasadinhos a poltrona mais próxima e de fiscalizar a sessão, podendo até expulsar o baderneiro se preciso.

Com o sumiço desse importante profissional da indústria cinematográfica, cada vez mais as pessoas esquecem como devem agir no cinema. Protagonizando cenas absurdas de falta de respeito com o próximo. Segue então um lembrete para aqueles que esqueceram, ou nunca aprenderam como se comportar no cinema.

Antes do filme começar...

1 – Compre os ingressos com antecedência. Não estou falando de passar no cinema no dia anterior para adquirir as entradas, mas de chegar no mínimo meia-hora antes do horário da sessão. Em fins de semana a fila pode levar até mais que meia hora, melhor prevenir que perder o filme escolhido.

2 – Escolha o filme antes de chegar à bilheteria. Nos fins de semana você vai passar muito tempo na fila, por que não aproveitar para ter certeza do que vai ver. Se deixar para escolher pedindo a opinião do bilheteiro pode atrasar a sessão de alguém atrás de você, e aumentar ainda mais as filas. O mesmo vale para a compra da pipoca. Escolha antes! O bom do cinema é que preços horários e promoções estão sempre dispostos em painéis gigantes a vista de todos.

3 – Vá ao banheiro antes do filme começar e beba pouco refrigerante durante a sessão. Se mesmo assim não tiver jeito ou o filme for longo, sente-se no corredor para não atrapalhar as pessoas na sua corrida ao banheiro.

4 – Quando o cinema marca a sessão para as 21h quer dizer que a projeção vai começar ás 21h. A sala abre cerca de 20 minutos antes chegue cedo para escolher o lugar. Mesmo com cadeiras numeradas, afinal com a sala já escura como você vai enxergar os números?

5 – As vezes as coisas dão errado! Trânsito, fila na bilheteria e não tem jeito agente chega com a sala escura. Nesse caso, se conforme e se sente logo. Nada de achar que vai conseguir um lugar no meio ou incomodando quem já está acomodado, pedindo para pular uma cadeira, para você e seus amigos sentarem juntos.

6 – Bolsas, sacolas e casacos não pagam ingresso. Tudo bem deixa-las na cadeira ao lado se a sala está vazia, mas se alguém quiser aquele lugar nunca se recuse a libera-lo. A bolsa é grande? Pesada? Da próxima vez não a leve.

Começou a sessão, os problemas aumentam...

7 – Todo cinema faz o favor de te lembrar: celular no silencioso! E nada de atender ou passar mensagens durante o filme. Mesmo abaixado em posições ridículas para não ser notado, alguém vai te ver, pois celulares tem luzes e o resto da sala está escura. Se estiver esperando uma ligação importante sente-se no corredor e saia para atender. Ou ainda, nem vá ao cinema. Preocupado com o telefone você não vai prestar atenção no filme mesmo.

8 – Eles também lembram que é proibido filmar e fotografar. Gravar o filme viola os direitos autorais. Além de ser crime, o flash da sua câmera fotográfica, e o LCD da sua filmadora dificilmente passarão despercebidos na sala escura.

9 – Sabe por que nossos avós curtiam tanto um cineminha? Porque era a única hora em que podiam falar ao pé do ouvido de seus namorados sem olhares de reprovação. Quer falar algo com a pessoa do lado durante o filme? Pode sim, desde que seja breve ao pé do ouvido, e de preferência relativo ao filme. Se quiser bater papo, fique na praça de alimentação do shopping, é mais barato. Também nada de emitir em alto e bom som suas opiniões sobre o filme, contar toda a filmografia do Johnny Depp, ou tentar lembrar de onde conhece aquele ator. Quer se expressar? Tenha um blog.

10 – Mas não é porque nossos avós cochichavam no ouvido durante o filme que você pode namorar. Se quiser dar uns “amassos”, fique em casa ou vá para outro lugar. Deve haver lugares mais em conta que a sessão 3D de sábado a noite e que não te torne atração maior que o que está sendo exibido na tela.

11 – Um lanchinho cai bem durante o filme. Mas cinema não é lanchonete, evite pacotes barulhentos, ou alimentos com cheiro forte. A sala não tem janelas, o cinema todo vai saber o que você está saboreando.

12 – O filme está chato? Saia, durma (sem roncar né!), nada de jogar pipoca, bolinhas de papel nas cadeiras a frente. Já é proibido entrar com latas e garrafas, na maioria dos cinemas por causa disso. Imagina se proibirem a pipoca também? Além de fazer sujeira, lembre-se: você não gostaria que fizessem o mesmo com você.

13 – Você pagou um ingresso, uma cadeira. Seu pé na cadeira da frente, mesmo que ela esteja vazia é falta de educação. Além de destruição de propriedade privada, sujando a cadeira com seu tênis lamacento. O mesmo vale para ficar chutando a cadeira da frente. Coloque-se no lugar da pessoa que vai ser interrompida pelos seus chutes ou vai encontrar a cadeira suja na próxima sessão.

O filme acabou, mas a educação continua...

14 – Na correria para o banheiro ao final do filme, nada de atropelar as outras pessoas. Elas tem o direito de assistir os créditos sequiserem. Alguns deles trazem surpresas que você pode estar perdendo.

15 – Leve seu lixo. Seu hipócrita! Você reclama que a sala está suja quando entra, mas também não leva seu lixo para a lixeira mais próxima. 20 minutos para limpar a sujeira de 300 pessoas? Nem o melhor cinema do mundo! Faça sua parte.

Você segue as recomendações à risca, mas fica irritado com a falta de respeito dos outros? Nesse caso temos duas opções: Iniciar o movimento “Volta lanterninha”, para reestabelecer a profissão nos cinemas e se livrar de uma vez por todas daquele expectador sem noção da poltrona ao lado.

Reconheço, que esta tática pode levar um tempinho, o que nos leva a segunda alternativa: procure sessões matinais, ou no meio da semana. Afinal quem se preocupa em assistir um longa-metragem na noite de terça-feira ou antes do meio-dia, assim como você, está muito afim de ver o filme. E de bônus ainda aproveita as promoções nos ingressos normalmente concentradas entre segunda e quinta.

Lembre-se cinema é a maior diversão, mas não é bagunça. Na dúvida, não faça coisas que não gostaria que fizessem com você. Aproveite as dicas, e bom filme!


4 Comentários

  1. Nossa amiga Amanda do Cine Pipoca Cult tem toda a razão na campanha. Eu já havia lido seu texto sobre o assunto há algum tempo e inclusive também já escrevi sobre isso no meu blog.

    http://cinema-filmeseseriados.blogspot.com/2011/06/cinefilo-x-consumidor-de-cinema.html

    Infelizmente a falta de educação do público de cinema de shopping é o reflexo da educação de nosso país.

    Até mais

    ResponderExcluir
  2. Então já sabemos por onde começar as mudanças. Nas escolas, com o público de amanhã.

    Li seu post. Muito Bom!

    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Nunca é tarde mesmo, Fabiane. Até porque infelizmente a falta de educação continua de lá pra cá. E as regras de conduta são ótimas. De fato a falta de edução começa antes da sessão, o segundo tópico é triste mesmo, as pessoas deixam chegar na bilheteria para escolher o que vão ver, e a fila crescendo. É horrível.

    ResponderExcluir
  4. Quem sabe de blog em blog não melhoramos um pouquinho a situação. Ótima campanha!

    Obrigada pela vista! Volte sempre!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem