Truque de Mestre

Todo filme de grandes roubos tem uma coisa em comum, truques excepcionais para enganar a vítima, a polícia e, claro, o expectador. Em Truque de Mestre, o ilusionismo, quem diria, é feito por mágicos de verdade!

A equipe da vez é reunida por um mentor desconhecido e conta com Jesse Eisenberg, Isla Fisher, Woody Harrelson e Dave Franco, cada um especialista em um tipo de ilusionismo. Se apresentando Os Quatro Cavaleiros, aplicam os golpes em pleno palco. Fazendo desaparecer os milhões de suas vítimas diante dos olhos da platéia, e distribuindo tudo para o público em seguida.

Do outro lado estão o agente do FBI vivido por Mark Ruffalo, sua parceira imposta pela Interpol Mélanie Laurent (a Shoshana de Bastardos Inglórios). Morgan Freeman é especialista em desmascarar mágicos charlatões, como um Mister M sem máscara. E como se o elenco já não fosse impressionante, ainda conta com Michael Caine como um milionário entusiasta do ilusionismo.

Isso mesmo, o elenco estelar é o forte do longa (admito fui assistir por isso). Entretanto, não adianta muito ter tão bons atores quando os personagens são rasos. Os quatro cavaleiros não trazem muita história própria estão ali apenas para executar o plano. Freeman e Caine fazem pontas de luxo. Laurent está ali porque Mark Ruffallo precisa discutir com alguém. Este último sim tem um arco dramático maior, mas não muito. O que importa é o golpe! Ao menos uma coisa é certa, com personagens unilaterais e bons atores, dificilmente haverá atuações ruins. E não há!

Se é o golpe que interessa, vamos a ele. Bem articulado, megalomaníaco e realizado em complexas etapas, por ilusionistas diante de plateias cada vez maiores. Os números/roubos são espetaculares, com bons efeitos especiais. Faz ter vontade de correr para comprar os ingressos do próximo show. O problema? Você sabe que é ilusionismo, e você sabe que é um filme de grande roubo, então já entra pronto para descobrir o truque duplo.

Não que o expectador vá descobrir de primeira, mas vai enumerar as possibilidades. Eventualmente, uma delas será a verdadeira. Os ótimos shows de mágicas e algumas boas cenas de ação, distraem o expectador o suficiente para que ele pare nas hipóteses. Ei, não é isso que os mágicos fazem? Desviam sua atenção para te enganar!

Não é excepcional, nem original, não vai mudar o mundo. Mas diverte, é inteligente, traz um ótimo elenco e bons efeitos. É um bom entretenimento, assim como um impressionante espetáculo de ilusionismo.

Truque de Mestre (Now You See Me)
EUA - 2013 - 115 minutos
Policial

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem