Bienal do Livro 2013

Não. Ainda não encontrei um livro de auto-ajuda que me ensine a colocar a minha lista de livros em dia. Mesmo assim, lá fui eu novamente para mais uma Bienal do Livro no Rio. Desta vez em busca de achados, e não daqueles livros famosos que queremos comprar.

Assim como aconteceu na edição anterior, Bienal não é sinônimo de bons preços. Especialmente em se tratando, de títulos e autores conhecidos. De fato até entrar no estande de algumas editoras era tarefa para os mais pacientes, em filas muito longas. Intrínseca, Panini e Saraiva eram as mais cheias.

Outros também abarrotados de gente, mas rotatividade maior eram os estandes que realmente ofereciam promoções. Sim caro leitor, haviam promoções, mas nos expositores que traziam títulos de várias editoras. Estandes de livrarias, não nos espaços das editoras. Como quem revende consegue fazer preços melhores que aqueles que produzem o livro, ainda não descobri.

Nem tudo estava perdido. Ainda haviam coisas interessantes oferecidas pelas editoras. Novos autores, nomes famosos, displays de papelão de autores e personagens para os fãs tirarem fotos, brincadeiras para a criançada e apenas 30 minutos de fila para se sentar no trono mais desconfortável do planeta! O estande da Leya tinha uma réplica do trono da série de TV da HBO Game of Thrones, baseada nos livros de George R. R. Martin, Crônicas de Gelo e Fogo.

A falta de bons preços nos livros não eram nada em comparação com a falta de noção da praça de alimentação. O refrigerante tabelado não saia por menos de R$ 5,00. E mesmo em grandes redes que se gabam pelos seus preços que sempre começa com "0,.." os lanches custavam no mínimo R$ 10,00, sem a bebida. Não era surpresa, descobrir dezenas de pessoas fazendo um piquenique à moda antiga (leia-se trazendo a comida de casa) nos gramados do Rio Centro. Me incluo nesse grupo, afinal, fomos lá pelos livros, não pela comida.

Ah! E por falar nos livros, estavam mais caros que na internet é verdade. Mas alguma coisa sempre encontramos, além de anotar nomes de novos títulos para colocar na lista de "a comprar". Já a lista de "já comprei, falta ler" ganhou dois (sim, apenas 2!) novos títulos. Jantares de Cinema - Receitas dos seus filmes favoritos de Becky Thorn, tem capa dura, folha de revista e fotos das produções além das receitas. Caverna do Dragão - O Reino é uma fanfiction (então, há esperança para nós, pobres escritores da rede) escrita por D4mon3. Cansado de esperar pelo nunca realizado final da animação que foi sucesso no Brasil nas décadas de 1980 e 1990, ele resolveu fazer uma releitura da saga, criando uma nova história e um novo final.

Ainda intrigada com as pilhas de livros comprados supostamente a bons preços que outros leitores postaram em seus blogs e redes sociais (onde estavam estes títulos?), encerro aqui o relato de minha modesta visita à Bienal do Livro 2013. Que venha 2015!!!

Enquanto isso que tal ler sobre a visita de Bienal de 2011?

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem