A Filosofia de Tyrion Lannister

Minha mente é minha arma. Meu irmão tem a sua espada, o Rei Robert, o seu martelo de guerra, e eu tenho a mente... e uma mente necessita de livros da mesma forma que uma espada necessita de uma pedra de amolar para se manter afiada.
Tyrion Lanister
Se você conhece o personagem dono desta citação, com certeza concorda: sua mente é afiada, e a língua mais ainda. Suas observações sobre o cotidiano de uma terra mágica medieval ficcional, podem muito bem ser aplicada à nossa vida real. Logo não é surpresa que uma coletânea de seus "bons conselhos" logo aparecesse nas prateleiras das livrarias.

A Filosofia de Tyrion Lannister, reúne pensamentos e observações do personagem criado por George R. R. Martin para sua série de livros Crônicas de Gelo e Fogo. Para quem ainda não sabe de quem estou falando, Tyrion é membro da família mais abastada, e também ambiciosa, dos Sete Reinos. Entretanto cometeu o erro de nascer anão, e por isso é rejeitado pela maioria. Para remediar sua condição ele afiou a sua mente através dos livros, e abusa do sarcasmo para provar que é uma das mentes mais brilhantes daquele reino. Na versão para TV, a série da HBO Game of Thrones, a personagem é interpretada por Peter Dinklage.

E já que "Dormir é bom. Melhor que isso são os livros!", vamos voltar à A Filosofia de Tyrion Lannister. O título é mesmo uma coletânea de frases do personagem. E apenas isso! Não há explanação sobre o contexto em que as frases foram proferidas, nem ao menos uma apresentação do personagem. Por isso, não estranhe a ausência de um autor/organizador.

Mas, existe um ilustrador. Muito bem produzido, o volume traz belas ilustrações em praticamente todas as páginas. Em grande tamanho, como na divisão de capítulos ou em pequenos desenhos próximos à numeração de página. Junto com a boa encadernação, capa dura e páginas de papel couché brilhante. Compensam a simplicidade da parte escrita.

As citações estão divididas em capítulos temáticos (Sobre Ser um Anão, O Poder das Palavras, Comida e Bebida, etc), facilitando e muito consultas rápidas. A Filosofia de Tyrion Lannister pode até soar como um caça níquéis para fãs da série, mas seu acabamento impecável e o sarcasmo e inteligência da personagem o tornam uma ótima aquisição para sua estante. Afinal, tente reencontrar uma dessas citações nos tijolos com compõem a saga de Martin.

A Filosofia de Tyrion Lannister (The Wit & Wisdom of Tyrion Lanister)
Ilustrado por Jonty Clark
LeYa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem