Debi e Loide 2

Você tem boa memória? Eu descobri que não tenho, ao perceber que lembrava pouco do primeiro Debi e Loide ao qual assistir em várias sessões da tarde dos anos de 1990. Ainda sim, eu lembrava de me divertir bastante com o filme de estréia dos irmãos Farrelly. Ao mesmo tempo, já na idade adulta, não curto tanto o humor idiota, muito menos as impressionante caretas, utilizadas à exaustão por Jim Carrey na maioria de seus filmes. Logo, é de se imaginar a minha confusão em relação à Debi e Loide 2.

Passaram-se vinte anos desde a aventura principal, para nós e para os protagonistas, embora estes ainda mantenham sua idade mental de 7 anos de idade. Dessa vez Debi (ou Harry se você assiste no som original) descobre a existência de uma filha, convenientemente após descobrir que precisará de um rim. Junto com Loide (Lloyd) ele parte ele põe o pé na estrada para encontrar a moça.

Sim, assim como o filme original Debi e Loide 2 é um road movie, que literalmente leva seus protagonistas para as situações mais absurdas. E também inclui bandidos perseguindo os ingênuos heróis em algum momento, reprisando muitas situações e piadas do longa original. Até que ponto a repetição é referência, homenagem ou mera preguiça do roteiro, cabe a você caro expectador decidir.

Vale lembrar, não pedi tempo assistindo à Debi e Lóide 2 - Quando Debi Conheceu Lóide. Porque? Porque não é com Jeff Daniels e Jim Carrey . Ok, admito! As caretas deste último são cansativas, mas em alguns personagens (some-se aqui, o Conde Olaf de Desventuras em Série), não apenas funcionam, mas também são bem vindas. Já Daniels merece crédito apenas por conseguir se destacar ao lado da expansiva presença de seu colega de cena.

É isso, que faz Debi e Loide 2 valer o ingresso. Mesmo com 20 anos, e algumas rugas a mais, Debi e Loide ainda são os mesmos. Criaturas ingênuas presas em um mundo adulto que são incapazes de compreender. Nessa incompreensão, fazem piadas impróprias que causariam desconforto no expectador, não fosse o fato de rirmos mais de sua inabilidade social, que de suas piadas de fato. Eles são "debilóides" mesmo, inconvenientes, impróprios, e não sabem disso.

Piadas idiotas e preconceituosas, mas que se justificam por seus protagonistas. Roteiro que apenas repete e recicla os acertos do original, o que com vinte anos de hiato não chega a incomodar. E um elenco principal tão dedicado quanto há duas décadas. Á primeira vista Debi e Loide 2 pode soar como uma má ideia, mas não se surpreenda se for pego pela nostalgia boba dos anos 90. Ou no caso dos mais novos, descobrir um tipo diferente de comédia.

Debi e Loide 2 (Dumb and Dumber To)
EUA - 2014 - 110 minutos
Comédia


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem