Entre Quadros - A Walk on the Wild Side (e Wake Up)

Foi vasculhando o site da Balão Editorial que me deparei com, e consequentemente fiquei curiosa sobre, esta edição de Entre Quadros. Mas, foi apenas depois de ter o volume em mãos que percebi que se tratava do segundo de uma série compilada pelo, ilustrador, chargista e designer gráfico Mário César. 

Mas nesse caso, não há problema em começar pela segunda, ou última publicação. Já que a antologia traz histórias independentes que tentam retratar o cotidiano de forma única. Nesta publicação César selecionou duas histórias diferentes, mas com tema em comum: a vida.

Wake Up adapta para a linguagem de quadrinhos, o conto homônimo de Nick Farewell. Uma história sobre a condição em que vivemos, quem somos quando "acordamos", e o que nos impede de ser outra coisa. Os desenhos abordam a temática de forma elegante, simples e melancólica o conto, cujo final deixa espaço em aberto para a reflexão o leitor. 

Melancolia também é o ponto chave da história principal A Walk on the Wild Side, no entanto tem uma abordagem mais complexa e cheia de referências à Alice no País das Maravilhas de Lewis Carrol. Trata-se de uma releitura do conto, Uma História de Amor de Pedro Cirne. Segundo César, durante a adaptação para a linguagem visual, a história cresceu e acabou se tornando uma história nova com mesma essência. 

Nela um homem, comum cheio de problemas cotidianos, está amargurado e se afastando de tudo e todos. Solitário, ele começa a ver uma misteriosa garota que, você pode avinhar, vai de uma forma ou outra fazê-lo, ter uma reflexão sobre sua vida. E consequentemente levar o leitor junto. Uma pena, não conseguir encontrar o conto original, para compreender o quanto esta história cresceu.

Juntos os dois contos ilustrados de Entre Quadros, compõem uma obra acessível, sem grandes pretensões. Embora com muito conteúdo! Faltou apenas maiores informações sobre os outros volumes, já que o interesse neles passa a ser inevitável. Quem sabe não aparece uma edição elegante, capa dura, reunindo todas as edições, daqui há alguns anos? #FicaADica!

Entre Quadros - A Walk on the Wild Side e Wake Up
Mário César
Balão Editorial

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem