As mães da Disney

É sabido, ter a família completa em uma animação da Disney é raridade. Geralmente um dos pais (quando não ambos), bate as botas logo nos primeiros segundos de projeção. Ou precisam se ausentar da vida de seus filhos por tempo indeterminado. Também está no imaginário coletivo, na maioria das vezes é a mãe que não está, mas será mesmo?

Nesse dia das mães, resolvi contar as mães animadas da Disney e confirmar ou jogar por terra a teoria de que ninguém tem mãe na casa do camundongo!

Sra. Jumbo (Dumbo)
E não é que elas existem? E muitas fazem de tudo por seus rebentos, como a Sra. Jumbo. A mãe do elefantinho com orelhas gigantes defende seu bebê do bullying, com patas e presas e acaba enfrentando as consequências. A elefanta vai presa, e protagoniza uma das cenas de mãe e filho mais tristes do cinema.



Querida (A Dama e o Vagabundo)
Sim, tem gente que trata o cachorro como a Querida, que ganha a Lady de natal e a enche de mimos. Até que um bebê de verdade chega na casa e gera ciúmes da filha de quatro patas. Mais tarde a própria Lady tem seus filhotes.
Perdita (101 Dálmatas)
E por falar em cachorros, Perdita é mãe de 15 dos 101 dálmatas. É a determinação dela na busca pelos filhos que ajuda a desvendar os planos de Cruela.

Kala (Tarzan)
Sem fronteiras o amor materno da gorila Kala, é mais que suficiente para manter vivo e seguro o humano Tarzan.

Raksha (Mogli - O Menino Lobo, 1967)
Outro criado por animais foi Mogli, que teve a loba Raksha como mãe.


Fa Lee - (Mulan)
A senhora Lee é mãe de Mulan, amorosa e conselheira, sempre tem o auxílio da Avó Hua (afinal avó é mãe duas vezes né). Tornando Mulan uma das garotas mais sortudas da animação.

Madame Samovar (A Bela e a Fera)
Ela é um bule quando você a conhece, e por causa disso tem uma dezena de "filhos" xícaras. Mas de verdade mesmo é mãe de Tip, a xícara lascada. E figura materna para todos os seres do castelo da Fera. Abaixo na versão bule e humana..

Rainha Elinor (Valente)
Elinor torna Merida a menina mais sortuda da animação em termos de "mãe", já que o relacionamento entre mãe e filha é o coração do filme. (Ok, eu sei que Merida da é tecnicamente da Pixar! Mas Pixar é da Disney, e atire a primeira pedra quem não considera a moça parte do panteão de Princesas)

Mãe da Penny (Bolt)
Muito importante, estrelas mirins da TV precisam de mães conscientes. E a de Penny é, tanto que nem hesita tirar a menina do show quando este se prova um ambiente inadequado para a garota e seu mascote Bolt.

É a mãe da trabalhadora de Tiana. Mesmo com a ausência do marido, criou uma garota forte, determinada e cheia de sonhos.


Molly "Mary" Darling (Peter Pan)
Mãe de Wendy, Miguel e João. É uma boa mãe, só não aparece mais no filme porque as crianças fogem de casa. Mas vale lembrar o protagonista é Peter Pan e ele não tem mãe.

Lucille e Frannie (A Família do Futuro)
Você pode não ter notado, mas a Família do futuro do futuro tem duas boas (e peculiares) mães. Frannie mãe de Willbur. E Lucille que - OLHA O SPOILER - adota Cornelius "Lewis", no fim do filme, mas antes da história começar. Viajem no tempo, lide com isso!

Bonnie Hopps (Zootopia)
É a mãe da protagonista Judy, a coelhinha corajosa de Zootopia. É uma mãe amorosa, mas sua natureza pacata de coelha não a deixa torcer pelos sonhos ambiciosos da filha.

Alcmena e Hera (Hercules)
Não a conhecemos muito, mas é a senhora que cria o Hercules, depois que este é afastado de sua verdadeira mãe Hera. Vale lembrar em prol do politicamente correto, a Disney mudou as origens do herói da mitologia grega. Originalmente Hercules é fruto de um dos muitos adultérios de Zeus, e Alcmena é realmente sua mãe. Enquanto Hera o odeia devido a traição do marido.

Hera não é a única mãe ausente. Todas gostariam de estar próximas de seus filhos mas as circunstancias não permitiram. Assim...

Mãe de Rapunzel e Gothel (Enrolados)
A verdadeira mãe de Rapunzel perde o crescimento da filha, quando Gothel a sequestra ainda no berço. A parte complicada é que apesar do sequestro e enclausuramento em uma torre, a bruxa cria Rapunzel como sua filha amada.

Rainha Leah (A Bela Adormecida)
Aurora é criada por fadas para evitar a maldição de Malévola, que deve atingi-la aos 16 anos. (Não era mais fácil, mandar a menina viajar aos 15 e voltar aos 17?).

Sarabi (O Rei Leão)
A mãe de simba, perde o marido e o filho no mesmo dia, graças ao plano de Scar. O pequeno príncipe é criado por Timão e Pumba e só reencontra a mãe depois de adulto.


Triste mesmo são as matriarcas, mortas tragicamente em cena (ou quase isso)...

Mãe de Bambi (Bambi)
É provavelmente a morte mais sentida (depois da de Mufasa), mas nós não assistimos de verdade. Estamos acompanhamos a fuga de Bambi quando ouvimos o tiro do caçador.

Coral (Procurando Nemo)
A mãe do Nemo, só queria uma bela casa com vista, mas lugares assim são perigosos no oceano. Ela acaba atacada por uma barracuda, junto de suas centenas de ovinhos. Nemo é o único sobrevivente ao lado do pai Marlin.

Mãe de Kida (Atlantis - O Reino Perdido)
Kida era uma criança quando Atlantis caiu, dentre os acontecimentos trágicos desta hecatombe, está a abdução da rainha pelo poder do cristal, conhecido como o coração de Atlantis. Infelizmente a pequena Kida assistiu tudo.

Mãe de Quasímodo (O Corcunda de Notre Dame)
A mãe do corcunda é uma cigana em fuga. E morre com o filho nos braços logo no início do filme.

Mãe de Elsa e Anna (Frozen)
Esta cria as filhas o melhor que pode até quase a idade adulta, quando resolve ir ao casamento de sua sobrinha Rapunzel (as mães das princesas são irmãs). E oficialmente dada como morta quando seu navio afundou...

Mãe de Tarzan
.... entretanto existem teorias de que os pais de Elsa e Anna sobreviveram ao naufrágio e foram para na África onde tiveram, Tarzan e foram mortos por um leopardo. Acho essa teoria forçada, pois além de oficialmente ingleses e de aparência diferente, o casal já tem um bebê quando sai do navio. Mas tudo bem porque Tarzan arruma outra figura materna.

Viu? As mães existem na Disney! É verdade muitas estão ausentes, outras foram mortas. E sim há uma lista de mães que nunca deram as caras*. Mas, majoritariamente, elas amam seus filhos, assim como na vida real.

Feliz Dia das Mães!!!

*Lista de mães que nunca vimos (logo listamos os nomes dos orfãos filhos)
Branca de Neve, Cinderela, Pinocchio (Gepeto era um solteirão?), Rei Arthur, Alice, Ariel, Bela, Jasmin e Aladin, Pocahontas, Kuzco, Lilo, Hiro e Tadashi.

Confira outras listas e posts do Dia das Mães, e sobre a Disney

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem