Nerve: Um Jogo Sem Regras

Um novo jogo é lançado, vira sucesso instantâneo ao ponto de chamar a atenção da mídia quanto aos extremos que os jogadores estão dispostos à alcançar. Não. Eu não estou falando de uma notícia sobre Pokémon Go. Até porque, o game de capturar monstrinhos é coisa de criança perto de Nerve.

É como verdade ou consequência, sem a parte da verdade! O jogo Nerve é anunciado assim ainda no trailer do filme. Sem coragem de sequer contar para a mãe que quer cursar uma faculdade diferente, Venus "Vee" DeMarco (Emma Roberts) é assumidamente apenas uma expectadora dessa nova febre. Até que uma discussão com sua amiga Sydney (Emily Meade) leva a garota a tentar se provar entrando no jogo. Os jogadores precisam realizar desafios propostos pelos observadores e logo no primeiro ela conhece Ian (Dave Franco), com quem passa à compartilhar a "aventura".

É claro, os desafios ficam mais perigosos conforme se avança no jogo,e com ele as relações entre jogadores e observadores. E apesar do título nacional Nerve: Um Jogo Sem Regras, este tem sim seu regulamento, que desclassificam o jogador que falhar ou desistir de um desafio. Dedurar a brincadeira para as autoridades também é proibido.

Impossível não fazer relação com aplicativos da vida real, especialmente Pokémon Go, que como Nerve traz a brincadeira para fora dos smartfones, e leva os jogadores para diferentes pontos da cidade. Obviamente o filme leva as ações ao extremo, criando de forma peculiar um retrato exagerado dos nossos tempos. Especialmente entre os jovens que além de lidar com os vícios da tecnologia, foram criados pela sociedade para buscar atenção e popularidade à todo custo.

Tudo isso em um trilher, que usa bem a linguagem que aborda na própria narrativa. Imagens de celulares, gráficos, textos na tela, tudo faz referência ao mundo dos computadores, jogos, aplicativos e redes sociais.

O elenco jovem entrega uma atuação eficiente. Além Roberts, Franco e Meade, traz o rapper Machine Gun Kelly, Miles Heizer, Samira Wiley e Kimiko Glenn (estas duas últimas vivem o casal Poussey e Soso em Orange is the New Black). Juliette Lewis completa o elenco como a mãe de Vee.

Baseado no livro Nerve de Jeanne Ryan, o longa não é imprevisível, mas guarda bons momentos de tensão e adrenalina. Fala diretamente com o público jovem, mas deve se relacionar muito bem com qualquer um que viva nos dias de hoje. E com alguma sorte fará todos nós pensar um pouco sobre limites e extremos. Além de fazer muita gente perceber que Pokémon Go, nem é tão perigoso assim!

Nerve: Um Jogo Sem Regras (Nerve)
EUA - 2016 - 96min
Suspense

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem