As Bruxas da Disney

Todo clássico Disney, tem um vilão. Toda princesa uma bruxa malvada, isso é um fato! Mas quantos destes malfeitores são de fatos bruxos ou bruxas? Hora de acabar com a generalização e dar título de detentor de poderes mágicos à quem realmente merece.

Neste Halloween das Bruxas, vamos separar os trouxas nomag malvados sem magia daqueles cheio de poderes. E lembrar quem nem todo vilão é uma bruxo, assim como nem toda bruxa é malvada.

Rainha Má (Branca de Neve e os Sete Anões)
É a "primeirona", e a clássica bruxa/madrasta, com covil secreto no porão, caldeirão, livro de feitiços e venenos. Muda seu visual de acordo com a necessidade, mas sua obsessão é pela beleza. Na parceria a série Once Upon a Time com a Disney, ganhou versão de carne e osso com nome, Regina, e mais obcecada com vingança que com aparências. Outra versão live-action, mais tradicional aparece no filme Descendentes do Disney Channel)


Malévola (A Bela Adormecida / Malévola)
Uma das mais celebradas, criou uma maldição apenas porque não foi convidada para o batizado da Princesa Aurora. Tem pele verde, meio acizentadas, seguidores demoníacos e pode se transformar em um dragão. Também ganhou uma versão na série de TV, e no Disney Channel, mas chamou atenção recentemente ao ganhar um filme contado por seu ponto de vista.

Malévola com Angelina Jolie, chegou aos cinemas em 2014. E trouxe uma versão não verde e com "maldades justificadas". No final das contas é a versão boazinha da bruxa.

Merlin (A Espada Era a Lei)
Na versão Disney da lenda do Rei Arthur, ele ajuda o rei ainda menino à merecer o trono. Tem poderes quase ilimitados, mas é um tanto quanto atrapalhado.

Madame Min (A Espada Era a Lei)
Também apareceu na lenda do Rei Arthur, oficialmente rival de Merlin é tida inicialmente como malvada (parecer com uma bruxa malvada do Pernalonga, também não ajudou com sua reputação). Apesar disso quando passou para os quadrinhos, ficou simpática e muito poderosa.

Úrsula (A Pequena Sereia)
A Bruxa do Mar, meio mulher, meio polvo, troca favores por almas, e qualquer outro dom dos desfavorecidos que vão procurá-la. Roubou a voz de Ariel e quase ficou com a alma da princesa e de seu pai. Também ganhou versão para a TV.


Jafar (Aladdin)
Primeiro representante masculino da feitiçaria, tem a clássica ambição de dominar o mundo. Preferencialmente com poderes ilimitados, para isso procura uma certa lâmpada mágica. Também ganhou versões para a TV em Descendentes Once Upon a Time.


Dr. Facilier (A Princesa e o Sapo)
O Homem da Sombra é um bruxo diplomado. Trabalha com o voodu sulista estadunidense, mas é azarado na busca por fortuna e poder. Por isso, acaba devendo aos "amigos do outro lado". Sabe cantar, e lembra vagamente o Ronaldinho Gaúcho.

Mama Oddie (A Princesa e o Sapo)
Oficialmente no time das boazinhas, também é uma tradicional bruxa sulista estadunidense. Vive reclusa na floresta, e até onde sabemos não pratica maldades.

Rainha Narissa (Encatada)
Essa já nasceu com versão animada e live-action na pele de Susan Sarandon. Tradcional "combo" Bruxa/Rainha Má/Madrasta, não quer que o enteado Edward (James Marsdem) tome as rédeas do reino. Isso começa a acontecer quando o rapaz conhece a bela Gisele (Ammy Adams). Pode viajar entre realidades, faz feitiços, produz venenos muda de aparência e pode virar dragão.

Mamãe Gothel (Enrolados)
Bruxa e mãe postiça, não tem muitos poderes, mas sabe usar a magia da natureza. Queria viver jovem e bonita para sempre, costumava usar uma flor mágica para isso. Mas quando a planta é usada para salvar a vida da rainha e seu bebê, sequestra a princesinha para continuar usando a magia da planta presente na menina.

Bruxa/Carpinteira (Valente)
Outra que não é necessariamente malvada. Até causa um certo problema para a princesa Merida, mas com a intenção de ensinar uma lição. Cheia de truques e sem nome, há teorias que na verdade de que ela seja a Boo, a garotinha de Monstros S.A., já crescida e viajando no tempo.

E aí, de qual delas você tem mais medo? Happy Halloween!

Veja outros textos do Dia das Bruxas e leia mais sobre a Disney.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem