As crianças da Disney

Que as animações da Disney são histórias sobre os filhos não é novidade. Muitos deles aliais órfãos. Mas a maioria protagoniza suas histórias já adolescentes ou em idade adulta, quase sempre com uma breve menção à sua infância. O dia da criança está chegando, e por isso, hoje é dia de conferir os mais jovens protagonistas do estúdio do camundongo (e da Pixar, afinal estão juntos nessa!).


Alice
(Alice no País das Maravilhas -1951)
Adaptação do romance de Lewis Carroll, a versão animada (a Disney também a fez em live-action) traz a menina que seguiu o Coelho Branco e caiu em um buraco até o estranho pais das maravilhas. Curiosa, falante de vestidinho azul e laço preto, é a imagem que vem à mente da maioria ao pensar na história.

Lilo
(Lilo & Stitch -2002)
Lilo Pelekai é uma fofura havaiana de 5 anos que vive com a irmã. A confusão começa quando a menina adota um alienígena, Experiência 626, como bichinho de estimação. Renomeado por ela como Stitch o "pet" é procurado e um encrenqueiro de primeira. Mas a menina arranja um jeito de "adestrar" seu novo companheiro.

Peter Pan
(Peter Pan - 1953)
Este parece até trapaça, o protagonista não envelhece. Aliais ninguém envelhece na Terra do Nunca. Azar o seu se você já chegou lá adulto. O que não é o caso do impetuoso Peter, seus meninos perdidos, Wendy, João e Miguel.


Flecha e Zezé
(Os Incríveis - 2004)
Os dois filhos ainda criança do Sr. Incrível e da Mulher elástica (a irmã Violeta, já é adolescente). Flecha tem super-velocidade. E a família acredita que Zezé não tem nenhum poder, mas nós sabemos que não é bem assim né. Olha o "spoiler", o bebê é um metamorfo.


Boo
(Monstros S.A. - 2001)
A contagiosa e muito fofa garotinha de 3 anos que escapa para o mundo dos monstros virando a rotina de Sulley e Mike Wazowski(!) de ponta cabeça. Além de provar para aquele mundo que crianças não são tão perigosas.

Penny
(Bolt - 2008)
Famosa, a co-protagonista da série de TV Bolt, é a melhor atriz do mundo. Grava tudo em plano sequência, sem ensaio e em apenas um take. Afinal o outro protagonista da série, o cachorro Bolt, não sabe que vive em um programa de TV. De fato é o protagonista do filme é o cão, mas a pré-adolescente é muito importante na trama.

Lewis e Wilbur
(A Família do Futuro - 2007)
Lewis é um pequeno gênio órfão, que conhece Wilbur um garoto do futuro que precisa de sua ajuda. Invenções, viagem no tempo e a importância da família, são os temas que a dupla precisa enfrentar.


Russell
Russell é um escoteiro, literalmente. Ele só quer ajudar, no caso o Sr. Carl Fredricksen que para não ir viver em um asilo, resolve içar sua casa com balões e acaba levando o garoto junto.

Riley
A pré-adolescente é personagem e cenário deste longa que fala sobre depressão. Operada por cinco emoções acompanhamos o trabalho de Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho em seu cérebro. Do lado de fora acompanhamos as reações da menina às mudanças da vida.

Spot
(O Bom Dinossauro - 2015)
Spot é o "humano de estimação" do Apatossauro Arlo, no longa que traz uma linha do tempo alternativa onde os dinossauros não foram extintos.

Filhotes (sim, porque animais também são crianças)



Nemo
(Procurando Nemo - 2003)
Filho único, sobrevivente de uma tragédia, Nemo desafia as regras super-protetoras do pai e acaba se perdendo. Coisa típica de criança, desafiar os pais. Mais recententemente, embarcou em uma jornada para encontrar sua "irmã postiça" Dory na sequencia tardia do filme.

Dumbo
(Dumbo - 1941)
O elefantinho sofre bullying de todo o circo por ter orelhas grandes. É afastado de sua mãe quando esta tenta defendê-lo. Com ajuda de um ratinho, que assusta todos os outros paquidermes ele descobre as vantagens de ser diferente e supera toda a rejeição.

Chicken Little
(O Galinho Chicken Little - 2005)
Conhece a história do menino que gritava lobo? Pois Chicken Little é uma destas crianças que adora contar uma mentira e deixar todo mundo preocupado. Resultado, ninguém acredita nele quando este vai avisar que o "céu está caindo"!


Menção honrosa: Simba
(O Rei Leão - 1994)
É verdade que Simba toma o rumo da sua vida já quando adulto. Mas boa parte de sua jornada acontece ainda na infância. Sim, estou falando da morte de Mufasa (segura o choro), a fuga do reino e a adoção de Timão e Pumba como nova família, além de seu estilo peculiar de vida, Hakuna Matata!

Crianças? Quase isso? (e você, considera esses pequenos crianças?)


Pinocchio
(Pinocchio - 1940)
Originalmente um boneco de madeira que ganhou vida, precisa aprender muitas lições antes de tornar um menino de verdade. De fato, ele passa a maior tempo como boneco.
Vanellope von Schweetz
Espevitada e com resposta para tudo, Vanellope é uma párea em seu game "Sugar Rush", mesmo assim ela não desiste e quer ser a corredora campeã. Sua jornada encontra com a de Ralph e a dupla acaba por resolver um problema maior. Idade criança, fala como criança, parece uma criança, mas na verdade ela é um código de vídeo-game. Nada no entanto que diminua seu realismo e carisma.

Estes são os pequenos notáveis da Disney que mereciam um presente no próximo dia 12 de Outubro. Qual o seu favorito?

Veja outros especiais do Dia da Criança, e as listas de Pais e Mães da Disney!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem