Trabalho Interno

Seja você certinho ou descolado, em algum momento da vida provavelmente já passou por isso. Embora o Trabalho Interno seja muito mais comum e intenso entre os "certinhos". Estou falando daquele conflito constante entre fazer o que você deve ou o que você deseja. Este é o dilema que guia o protagonista quadradão do curta que antecede Moana precisa encarar.

Quadradão mesmo, sua aparência reflete a rotina em que está preso, um cubículo trabalhando durante todo o dia. Assim como dezenas de colegas, repetindo roboticamente o mesmo trabalho. Impossível não lembrar de Tempos Modernos de Chaplin? Mas a discussão aqui é outra, diferente do Vagabundo, nosso protagonista tem opção, desde que aceite lidar com as possíveis terríveis consequências.

E o dilema é discutido literalmente internamente, em uma batalha entre Cérebro e Coração, que volta-e-meia acaba envolvendo um ou outro órgão na equação. Cada um não medindo esforços para levar os protagonistas pelo caminho que acha melhor. Tudo isso de forma bem exagerada e divertida claro.

Encontrar o equilíbrio entre os deveres e as vontades, em mundo cheio de regras, tentações e consequências. É sobre isso que fala o curta dirigido e escrito pelo brasileiro Leonardo Matsuda. Então, caso você ache que o mundo do protagonista quadradão parece com uma metrópole praiana (existe isso?!) brasileira, não foi impressão. Matsuda parece ter levado muita inspiração de casa para o estúdio do camundongo.

Então fica a dica, chegue na hora para as sessões de Moana, para não perder Trabalho Interno. Ah, e não saia antes do fim dos créditos também!

Trabalho Interno (Inner Workings)
2016 - EUA - 6min
Animação


Leia a crítica de Moana - Um Mar de Aventuras.

1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem