Bidu: Caminhos

Quem diria? A primeira jornada solo de Bidu em uma GraphicMSP é uma história de origem. Não exatamente a origem do cãozinho azul, mas de sua amizade com Franjinha. É a história de como começou a amizade mais antiga de toda a turma criada por Mauricio de Souza, já que a dupla foram os primeiros personagens criados pelo quadrinista.

Bidu vive pelas ruas do bairro do Limoeiro, fugindo da carrocinha, e tentando encontrar um cantinho para chamar de seu. Mas a “vida de cão” não é fácil, nas ruas a concorrência é constante e sempre há alguém mais forte que você. Enquanto isso Franjinha só deseja um amigo, mas parece não encontrar o certo.

A trama do inventor da turminha corre por fora, enquanto a jornada que realmente acompanhamos é a de Bidu. E apesar de ser apenas um cachorro, ele precisa aprender a enfrentar seus medos, distinguir o certo do errado e corrigir seus erros. Encontrar seu dono é apenas a recompensa ao fim da jornada.

E por ser protagonizada majoritariamente por cães é que esta HQ ganha sua característica mais inusitada e interessante: a fala canina. Eu sei, cães não falam de verdade. Os criadores também sabem, por isso o desafio foi descobrir uma forma de Bidu, Bugu e companhia conversarem sem palavras. Ao invés de letras, os balões de fala dos cães trazem imagens simples o suficiente para molecada compreender, mas que também transmite tudo que os personagens precisam dizer.

Outro detalhe interessante é observar as onomatopeias incorporadas à cena, ao invés de aparecerem sozinhas ou destacadas da ação. O traço, aliás é rico em detalhes e brinca com cores predominantes e contrastes que se intensificam ou suavizam de acordo com a situação.

Além da história, a publicação ainda traz extras com processo de criação dos quadrinistas. Uma breve biografia de ambos, além de um pequeno histórico da trajetória de Bidu e Franjinha.
Talvez Maurício de Souza nunca tenha pensado em como essa dupla se uniu, mas Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho preencheram muito bem essa lacuna. Bidu: Caminhos cria uma origem interessante para essa amizade e recria bem o espírito de amizade do “universo mauriciano”. Divertido e adorável!

Bidu: Caminhos
Eduardo Damasceno, Luis Felipe Garrocho
Panini Comics

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem