As mães em Harry Potter

Continuando os posts não ortodoxos de Dia das Mães, vamos exaltar as figuras maternas de outro universo fantástico. Será que sua mãe se parece com alguma destas mães do universo de Harry Potter?

Lílian Potter
A mãe do protagonista, claro, é a primeira da nossa lista. Ela já está morta quando a história começa, mas ainda sim muito presente. Lily era uma mãe recente, vivendo às escondidas com o marido e seu único filho, Harry com um ano de idade, quando é assassinada por Voldermort. Antes de morrer o Lorde das Trevas ofereceu a oportunidade de fuga, mas ela recusou morrendo para defender seu bebê. Isso conferiu a Harry o contra-feitiço de proteção mais poderoso que existe. Foi este sacrifício por amor à seu filho, que fez com que o garoto se tornasse o "menino que sobreviveu" e renegou Voldermort à uma existência sem corpo. A proteção de Lílian continuou com Harry por anos, até seu arqui-inimigo encontrar uma maneira de contorná-la. Mesmo assim a mãe de nosso "herói" continuou presente, nas memórias de quem a conhecia e até deu as caras como fantasma uma vez.


Molly Weasley
É a mãezona de Hogwarts! Tem sete filhos seus (Gui, Carlinhos, Percy, os gêmeos Fred e Jorge, Rony e a caçula Gina), mas "adota" Harry sem pestanejar, assim como recebe bem Hermione e é carinhosa com as crianças em geral. Dedicada e severa, chega até exagerar e envergonhar os filhos com o excesso de zelo, mimos e as broncas. Impossível esquecer os casacos feitos por ela, e a bronca épica dada via berrador à Ron e Harry no segundo ano. Mas deixou todos boquiabertos mesmo ao derrotar sem grandes dificuldades Belatrix Lestrange, para salvar Gina. Magia de mãe tem mais força!

Augusta Longbottom e Alice Longbottom
Sim a expressão "filho de vó" está de volta. Não que a mãe de Neville, Alice não quisesse estar presente para o filho. Valente, ela foi torturada até a loucura por comensais da morte. É aí que sua sogra virou a "mãe" do também bebê Neville. Exigente e perfeccionista faz o melhor que pode embora não tenha muito tato com o menino. Nunca a vimos nos filmes, mas suas roupas fizeram uma aparição mais que especial, por assim dizer!

Petúnia Dursley
Irmã e de Lílian , tia de Harry e mãe de Duda. Nunca gostou das habilidades mágicas de Lílian, por isso nunca criou muito afeto por Harry, nem se tornou uma figura materna para ele. Mas aceitou acolhe-lo, apesar de tudo, logo não deve ser de todo mal. Como mãe, mimava Duda ao extremo. Muito mesmo! Especialistas em educação afirmam que não é a melhor maneira de criar uma criança, mas quem sou eu para criticar a forma como cada um cria seus rebentos...

Narcisa Malfoy
A mãe de Draco nunca foi uma comensal da morte ativa, nem Marca Negra ela tinha, mas concordava com os ideais do grupo maléfico. Isso até Voldemort colocar a vida de seu filho em risco, o pedir que executasse tarefas arricadas - leia-se matar Dumbledore. Extremamente dedicada à Draco, mudou de lado e em troca da informação sobre a segurança de seu filho na batalha de Hogwarts. Acobertando a sobrevivência de Harry, dando ao rapaz a oportunidade de agir quando o vilão menos esperasse. Mãe é mãe, acima de ideologias maléficas, não é mesmo?

Ninfadora Tonks
Mais uma mãe que lutou para dar um mundo melhor a seu filho. Tonks deixou o ainda bebê Edward "Teddy" Remus Lupin, com sua mãe Andrômeda e vai para a batalha de Hogwarts atrás do marido Remo. Ambos morrem na batalha, e Teddy é criado pela avó, com a ajuda do padrinhoo Harry Potter. Mas Ninfadora deixou mais uma coisa para o filho, suas habilidades de metamoformagia.

Rowena Ravenclaw
Rowena também não aparece nos filmes.
Co-fundadora da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, e criadora e primeira diretora da Casa Corvinal, tecnicamente é mãe de todo um clã de alunos. Biologicamente é mãe de Helena, cujo fantasma ainda perambula por Hogwarts sob a alcunha de Dama Cinzenta. Não sabemos muito sobre a relação das duas, mas sabemos que não devia ser das melhores e que deveria haver muita exigência e competição. Isso porque à certa altura Helena roubou e escondeu o diadema da mãe, que tornava quem o vestia mais inteligente. Antes de abandonar a matriarca e nunca mais voltar a vê-la. O diadema, considerado perdido foi encontrado séculos mais tarde, mas isso é outra história...

Qual sua mãe favorita do universo criado por J.K. Rowling? Deixamos alguma de fora?
Parabéns à mães, bruxas e trouxas de todo o mundo!

Leia sobre as mães de Westeros e as da Disney!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem